A orientação para quem contrata Locação de equipamentos é sempre fazer contrato, considerando que essa é a forma mais eficiente de evitar problemas na hora de retirar ou de devolver um maquinário.

Porém, o tempo durante o qual se permanece com a ferramenta pode ser motivo de confusão: seria melhor optar por um contrato de locação de equipamentos mais longo ou fazer um contrato curto e investir na sua renovação?

locação de equipamentos

Aqui está a resposta para que, a partir de agora, fique mais fácil estabelecer a duração do contrato de locação de equipamentos.

Avalie a extensão do projeto

Quando o assunto é saber por quanto tempo a locação de equipamentos tem de ser contratada, é claro que se deve avaliar quando tempo a reforma ou a construção vai durar.

Se for um projeto muito extenso, é mais inteligente que se contrate aluguel de ferramenta por um tempo maior, que acompanhe essa necessidade.

Por outro lado, quando a empresa conquistou um projeto avulso ou se trata de algo de curta duração, não é preciso investir em muito tempo na locação de equipamentos.

Tendo isso em mente, é claro que se deve conhecer quanto tempo demorará para o projeto ser realizado e, pensando nisso, estabelecer quanto tempo será preciso ficar com o maquinário.

Há mais projetos confirmados?

Às vezes, o projeto no qual a locação de equipamentos foi baseada vai durar pouco, mas a empresa tem outros projetos semelhantes em vista. Se for assim, é indicado um contrato mais longo, já que a empresa vai continuar tendo necessidade de realizar aquele serviço.

Vale dizer que, caso o projeto não tenha uma duração determinada, pode ser bom manter o maquinário alugado apenas como uma medida de segurança: se for preciso estender mesmo, o material já estará à disposição.

Leia também:  Aluguel de andaimes: como funciona o andaime tubular?

O contrato pode ter a duração mudada?

Normalmente, o contrato de locação de equipamentos para construção civil tem como duração o tempo durante o qual a empresa vai usar o maquinário.

Assim, se ficar estabelecido que a ferramenta será usada por 90 dias, essa será a duração do contrato e é bom salientar desde já que ele pode ser esticado ou encurtado.

Suponha-se que a empresa fez o contrato de locação de equipamentos para um mês, mas que surgiram outros projetos que também vão demandar essa máquina. No caso, o contrato pode ser estendido para que o locatário continue com o equipamento.

O inverno também pode acontecer, ou seja, um projeto pode ser cancelado e o locatário precisar devolver o equipamento antes do tempo.

Vale dizer que tanto esticar quanto encurtar a locação de equipamentos são atividades que podem culminar em alguma tarifa e é importante ler tudo no contrato.

O contrato de locação de equipamentos precisa de testemunha?

O contrato de aluguel de maquina não indica a necessidade de testemunhas e, por isso, fica bem mais prático registrá-lo.

A qualquer momento, locatários e donos das máquinas podem assinar uma via do contrato, sem necessidade de arrolar testemunhas.

Entenda mais em nosso blog.