Quando as pessoas começam a planejar a internação em uma Clinica de recuperação, é claro que o fator “tempo de tratamento” conta bastante. Afinal, quando se trata de uma clínica particular, essa duração está associada a quanto será gasto.

Nem sempre a clínica de recuperação informa claramente em seus canais quanto tempo dura o tratamento e isso acontece porque existe a personalização, ou seja, o atendimento a cada dependente varia bastante.

clinica de recuperação

A seguir, algumas informações sobre quanto costuma durar o tratamento em uma clínica de recuperação e o que determina esse tempo.

Normalmente, entre 90 e 180 dias

Sempre que a clínica de recuperação dá informações sobre o tempo de tratamento, o mais comum é que este se enquadre em um período entre 90 e 180 dias, dependendo de qual é a gravidade do quadro.

Nos casos de internação compulsória, por exemplo, é mais comum que o tratamento seja de 180 dias devido à maior dificuldade para que as terapias sejam iniciadas, já que é preciso primeiro “quebrar” a resistência do dependente.

É pouco provável que a clínica de recuperação ofereça tratamentos contra dependência em menos de 90 dias e, se isso acontecer, é importante desconfiar.

Depende da evolução do dependente

É preciso ter em mente que o tratamento em uma clínica de recuperação é um tratamento como qualquer outro, ou seja, deve-se acompanhar a evolução de cada um dos dependentes.

Há aqueles que aceitam de forma melhor as terapias da clínica de recuperação, enquanto outros não colaboram tanto e têm a sua evolução retardada por causa disso.

Outro fator é que a abstinência pode fazer com que alguns dependentes tenham problemas físicos que precisam de cuidados, podendo ser a causa para que o tempo de internação seja maior.

Leia também:  Entenda mais sobre o tratamento dependencia crack

Depende também das terapias oferecidas

Geralmente, a clínica de recuperação dá todas as informações sobre as terapias inclusas quando o dependente ou um responsável a procura para tratar da internação.

Se houver várias terapias, é mais provável que o tempo de tratamento seja mais lingo para que o dependente desfrute de todas elas e tenha a melhora desejada. Por outro lado, quando a clínica de recuperação é mais modesta, pode ser que haja menos meses de tratamento, mas não significa que não haja eficiência.

Tratamento nunca tem a duração alterada sem aviso

É fundamental deixar claro que a clínica de recuperação não pode aumentar ou diminuir o tempo de tratamento sem que o dependente ou um responsável sejam avisados e concordem com isso.

No geral, é feita uma declaração por escrito na qual o responsável pela internação concorda com o aumento da duração da terapia ou, por outro lado, com a sua redução, caso o dependente reaja bem.

Também é possível que o dependente ou o responsável discorde da alteração no tempo de tratamento e que seja decidido continuar com o mesmo cronograma, não sendo preciso nenhum documento a mais.

Visite o nosso https://t-wg.com para conhecer mais sobre duração das internações!