Se tem um item que é comum em todas as obras é o cimento. Afinal, sem ele, seria impossível levantar um muro, por exemplo. Contudo, como preparar cimento é algo que várias pessoas pesquisam frequentemente.

Normalmente, a principal dúvida quando se fala em como preparar cimento é a medida que se deve usar de cada coisa, como areia. Isso porque, para que o cimento fique mesmo na consistência necessária, é importante que todas as medidas sejam respeitadas.

como preparar cimento

Assim, quem estiver em vias de fazer uma obra e precisar se informar sobre como preparar cimento encontra aqui informações referentes às medidas a usar e, claro, como fazer tudo.

Dessa maneira, aprender como preparar cimento torna-se uma coisa bem prática até para quem nunca imaginou fazer isso!

Quando o cimento é usado?

Antes de explicar como preparar cimento, é válido ressaltar todos os contextos nos quais esse material faz a diferença em uma obra. Para começar, é ele que se usa para que os tijolos fiquem firmes, sendo fundamental que a sua consistência esteja adequada.

O cimento também pode ser usado na hora de fazer calçadas: mesmo se elas tiverem pedras e outras coisas, é claro que o cimento é o seu principal ingrediente.

É bastante comum que as pessoas queiram aprender como preparar cimento com a finalidade de fazer artesanato, como criar vasos. Aliás, hoje, é bem fácil encontrar vasos feitos de cimento em diferentes jardins.

E como preparar cimento?

A hora de preparar o cimento pode deixar algumas pessoas inseguras, especialmente quem não costuma fazer esse material. Contudo, não é complicado: basta que se tenha cal, água, cimento e areia.

São duas medidas de cal e apenas uma de cimento, além de 8 medidas de areia. Tudo isso tem de ser misturado, sendo possível usar uma betoneira ou o chão mesmo, dependendo de onde a obra está sendo feita, quais são os recursos, etc.

Para que o cimento seja feito, também é imprescindível que se coloque água e é indicado ir adicionando até notar que a consistência do cimento está pastosa.

Ele não deve estar líquido, pois não servirá para segurar os tijolos, mas também não deve estar grosso demais. Quando se trata de aprender a fazer cimento, o ideal é que se encontre uma consistência mediana.

É válido ainda salientar que, para que o cimento realmente tenha o efeito que as pessoas esperam, é primordial que ele seja de boa qualidade. Se ele não for um cimento de boa procedência, mesmo que se coloque as medidas corretas, a sua consistência não será a que se deseja.

O cimento tem de ser renovado

Ao aprender como preparar cimento, é importante estar ciente também que o cimento que fica tempo demais exposto pode começar a endurecer e, com isso, deixa de ser recomendado o seu uso.

A exceção, é claro, acontece quando existe uma betoneira: ela vai continuar mexendo esse cimento, impedindo que ele endureça e deixando-o pronto para qualquer momento da obra.

Vale a pena uma alisadora de concreto?

Muitas pessoas que aprendem como preparar cimento estão pensando em fazer a sua calçada ou reforma-la e, nesses casos, a alisadora de concreto é uma aliada e tanto.

Essa é uma ferramenta que vai garantir que o cimento aplicado na calçada fique liso, sem irregularidades e perfeito para os transeuntes.

Contudo, também é comum que a alisadora de cimento seja procurada por quem deseja fazer um pátio, um estacionamento ou qualquer outro local onde seja recomendado que o chão fique plano. Inclusive, a alisadora de concreto pode ser alugada.

Quer aprender mais sobre como preparar cimento? É só acessar nosso https://t-wg.com!